Com acompanhamento de Guia Brasileiro Exclusivo, a bordo do Grande Expresso Transiberiano, uma fantástica viagem pela mais icônica rede ferroviária em todo planeta – ocupando a mesma cabine de trem, sem necessidade de fazer e desfazer a mala todos os dias.
Início em Moscou, capital do ex-Império Soviético, palco de acontecimentos que mudaram a história do mundo. Incluindo visitas à Praça Vermelha e ao icônico Kremlin.
Seis noites a bordo de composição privativa e 9 noites em hotéis selecionados. Refeições incluídas: 15 cafés da manhã, 14 almoços e 15 jantares.
A Rússia além do óbvio em um percurso maravilhoso, incluindo monumentos históricos à exuberantes paisagens naturais. Passeios por Yekaterinburg, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Irkutsk, Listvyanka, Lago Baikal e Ulan Ude incluídos.
A fascinante Mongólia durante o Festival Naadam, momento máximo de expressão da cultura nacional. Uma experiência única! E mais: visitas à Ulan Bator e Parque Nacional de Gorkhi-Terelj.
Grand Finale com 3 dias em Beijing, histórica capital da República da China, incluindo visitas à Cidade Proibida e Grande Muralha da China.
27 de junho de 2019 – Quinta-feira
FLORIANÓPOLIS – SÃO PAULO
Apresentação no Aeroporto de Florianópolis para embarque em voo com destino à São Paulo.
28 de junho de 2019 – Sexta-feira
SÃO PAULO – MOSCOU
Embarque em voo (com conexão) com destino à Moscou.
29 de junho de 2019 – Sábado
MOSCOU
Chegada ao aeroporto de Moscou e traslado ao Hotel Hilton Leningradskaya (ou similar). Acomodação à partir das 15 horas.
30 de junho de 2019 – Domingo
MOSCOU
Pela manhã, city tour pela capital russa, passando pela Praça Vermelha, Mosteiro de Novodévitchy, Colina dos Pardais e Parque da Vitória, entre outros pontos importantes da cidade. Visita ao Kremlin, núcleo histórico da capital, epicentro do poder até 1712 e novamente à partir de 1918. Entrada em ao menos uma de suas históricas catedrais. À tarde, traslado para a estação ferroviária e embarque no Grande Expresso Transiberiano. Partida rumo à Yekaterinburg. Jantar e pernoite a bordo.
01 de julho de 2019 – Segunda-feira
YEKATERINBURG
Assistir, pela janela do trem, a Rússia desfilar seus encantos, é um privilégio! Durante todo o dia vamos atravessar distintas paisagens, que variam de lagos e florestas até pequenos povoados. Em horário a ser determinado, palestra sobre as atrações que constam em nosso roteiro. Chegada a Yekaterinburg, capital dos Montes Urais. Alojamento em hotel.
02 de julho de 2019 – Terça-feira
YEKATERINBURG
Pela manhã, visita panorâmica de Yekaterinburg, importante centro econômico, administrativo, histórico e cultural dos Montes Urais. A cidade, de notável participação durante a Revolução Russa e Segunda Guerra Mundial, teve seu desenvolvimento baseado no crescimento industrial à partir do século XVIII, sendo hoje das mais importantes ao longo de toda Transiberiana. Visita guiada passando pelos mais importantes monumentos arquitetônicos do classicismo russo entre os séculos XVIII e XIX, incluindo a Igreja do Salvador no Sangue Derramado, homenagem ao Czar Nicolau II e sua família. Veremos ainda um dos Obeliscos que marca a fronteira natural entre a Europa e a Ásia. À tarde, visita a Ganina Yama, local sagrado para os russos. O aglomerado de pequenas capelas de madeira é homenagem póstuma à família Romanov, cremada neste lugar. Retorno ao Grande Expresso Transiberiano e partida com destino à Novosibirsk. Pernoite a bordo.
03 de julho de 2019 – Quarta-feira
NOVOSIBIRSK
Cruzando definitivamente a fronteira entre Europa e Ásia, seguiremos viagem até Novosibirsk, onde chegaremos à tarde. Às margens do Rio Ob, considerada a maior cidade da Sibéria, trata-se de uma metrópole surpreendente. Fundada em 1898, não existiria não fosse pela ferrovia transiberiana. À partir de 1920 cresceu gloriosa como polo industrial e centro de transportes. A expansão de Novosibirsk acelerou dramaticamente na década seguinte, com a construção da ferrovia Turquestão-Sibéria, até Almaty, no Cazaquistão. Foi quando tornou-se uma cidade crucial para integração da Rússia e Ásia Central. Alojamento em hotel.
04 de julho de 2019 – Quinta-feira
NOVOSIBIRSK
City tour passando pela Avenida Vermelha e pela famosa Praça Lênin, endereço do grandioso Teatro de Ballet e Ópera. Com cúpulas prateadas, a notória construção é maior que o renomado Teatro Bolshoi, em Moscou. À tarde, visita ao Museu Ferroviário, situado nos arredores da cidade, com uma coleção de mais de 60 locomotivas movidas a vapor, diesel e eletricidade – um fantástico acervo à céu aberto. Retorno ao trem e partida com destino à Krasnoyarsk. Pernoite a bordo.
05 de julho de 2019 – Sexta-feira
KRASNOYARSK
Pela manhã, chegada à Krasnoyarsk. Fechada aos estrangeiros na época soviética, a cidade hoje recebe visitantes de todas as partes do mundo como importante trecho da ferrovia transiberiana. Às margens do magnífico Rio Yenisei, dos três maiores da Sibéria, com escoamento no Oceano Ártico, a cidade se formou no século XVII à partir de um Forte Cossaco, mas o real desenvolvimento foi impulsionado pela descoberta de ouro no século XIX e pelo crescimento das indústrias durante a Segunda Guerra Mundial. Como herança ficaram charmosos prédios espalhados pela avenida principal, Prospekt Mira. Nossa visita guiada passará pelos principais pontos históricos e culturais. Retorno ao trem e partida com destino a Irkutsk. Pernoite a bordo.
06 de julho de 2019 – Sábado
IRKUTSK
Chegada a Irkutsk pela manhã. Visita guiada pela cidade, fundada em 1651 como guarnição cossaca e antigo centro administrativo da Sibéria Oriental, importante centro de permuta de peles siberianas e marfim para a Mongólia, Tibete e China em troca de seda e chá. A cidade permaneceu durante longo tempo na rota dos prisioneiros políticos, muito deles nobres exilados de Moscou e São Petersburgo. Ao longo da Ulitsa Karla Marksa, principal rua da cidade, veremos estabelecimentos comerciais, igrejas, a Catedral Ortodoxa, Praça Kirov e o Museu dos Decembristas. São notáveis as tradicionais casas de madeira com suas janelas lindamente esculpidas – estilo herdado da aristocracia russa. Na casa do líder decembrista Serguéi Volkonsky, exilado com a esposa na Sibéria por 30 anos, concerto de música clássica. Na sequência, alojamento em hotel.
07 de julho de 2019 – Domingo
IRKUTSK – LISTVYANKA
Pela manhã, percurso rodoviário até as margens do lago mais profundo do mundo, cujo volume corresponde a 1/5 da água doce em estado líquido total do planeta, o Lago Baikal. Chegada à aldeia de Listvyanka, que vive do turismo e da navegação. Visita à pitoresca Igreja de São Nicolau, toda construída em madeira. O almoço terá no cardápio o peixe Omul, espécime singular desta região. À tarde, passeio de barco até Porto Baikal, onde o trem fretado estará à nossa espera. Por este segmento da ferrovia, de grande apelo cênico, cercado por belas montanhas, correndo em paralelo às águas azuis e límpidas do Baikal, só costumam transitar os trens turísticos e pequenos comboios que fazem o abastecimento dos povoados locais. No decorrer de todo percurso até Sludyanka, nosso trem funcionará em baixa velocidade, visando o máximo aproveitamento desta experiência. Haverá estratégica parada em um lugarejo, oportunidade para descer do trem, colocar os pés na água fria e clara e – por que não? -, até se banhar no Baikal. Uma parte especial do programa é o churrasco – o tradicional shashlik. Retorno ao trem e prosseguimento da viagem rumo à Ulan Ude. Pernoite à bordo.
08 de julho de 2019 – Segunda-feira
ULAN UDE
Chegada pela manhã à capital da República Autônoma de Buryatia, ainda em solo russo. Nascida à partir de um antigo posto de cossacos russos no século XVIII, o desenvolvimento maior da cidade se deu em função das paradas de caravanas de chá provenientes da China. É curioso notar os traços dos cidadãos locais. Com 30% da população proveniente da Mongólia, há uma enorme mistura entre as nacionalidades russa e mongol, com o uso corrente de alguns dialetos, mas a língua predominante ainda é o russo. Ulan Ude, a 456 km de Irkutsk, é nossa despedida da Sibéria, e uma sensível preparação para Mongólia e China. À tarde o trem seguirá rumo ao Sul, já pela Ferrovia Transmongoliana, até alcançar o último posto russo antes da fronteira com a Mongólia. Todas as formalidades aduaneiras serão feitas a bordo do próprio trem, no conforto de nossas cabines. Continuação da viagem com destino a Ulan Bator. Pernoite a bordo.
09 de julho de 2019 – Terça-feira
ULAN BATOR
Logo cedo, chegada a Ulan Bator e visita guiada pelas principais atrações turísticas da capital da Mongólia, incluindo a praça principal Sukhe Bator e a colina do Memorial Zaisan, dedicado aos soldados e heróis desconhecidos das várias guerras. Dali se tem a melhor vista da cidade. Visita ao Mosteiro Gandan, o mais importante mosteiro budista da capital e o segundo maior do país. À tarde, visita ao palácio de inverno do Bogd Khan, líder espiritual e temporal dos mongóis até a revolução comunista. O palácio, hoje transformado em museu, tem seis templos em seu território. Alojamento no hotel. À noite, apresentação de danças e trajes mongóis.
10 de julho de 2019 – Quarta-feira
ULAN BATOR – TERELJ – ULAN BATOR
Excursão de dia inteiro ao Parque Nacional de Terelj, a 80 km da capital. O passeio inclui visita à uma casa típica dos nômades mongóis – o tradicional Ger. Na sequência assistiremos uma amostra do festival “Naadan”, celebração vibrante e de muita extravagância esportiva, realizada em comemoração à Revolução Mongol de 1921. Ao final da tarde, retorno a Ulan Bator. Alojamento em hotel.
11 de julho de 2019 – Quinta-feira
ULAN BAT0R – BEIJING
Gente de todos país reúne-se na capital, e em especial na grandiosa Praça Sukhbaatar, por ocasião do Naadam. Oportunidade de observar grande diversidade de trajes típicos. Visita ao Museu Nacional de História. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino à Beijing. Chegada ao aeroporto internacional da capital, traslado ao hotel e alojamento.
12 de julho de 2019 – Sexta-feira
BEIJING
Pela manhã, passeio ao Templo do Céu, excepcional amostra da arquitetura Ming. O complexo era palco de rituais religiosos solenes por boas colheitas, iluminação espiritual e perdão dos pecados. O desenho, assim como as formas e cores das estruturas, têm o significado simbólico de interação entre o céu e a terra. Visita à Cidade Proibida, complexo arquitetônico onde fica o Palácio Imperial. Na sequência veremos a Praça da Paz Celestial (Tiananmen), conhecida por ser a maior praça do mundo, cenário principal dos acontecimentos políticos chineses e onde se encontra o prédio do Parlamento.
13 de julho de 2019 – Sábado
BEIJING
Pela manhã, excursão à Grande Muralha, que têm seis mil quilômetros de extensão, um dos monumentos arquitetônicos mais impressionantes construídos em todos os tempos. À tarde, visita ao Palácio de Verão de Beijing, um admirável complexo de lagos, palácios, jardins e pontes, erguido no século XVIII para que a corte imperial tivesse um refúgio de verão ao insuportável calor da Cidade Proibida. As principais atrações do grande parque encontram-se junto ao amplo lago Kunming: a ponte de dezessete arcos e suas dezenas de leões de mármore sobre as balaustradas; o Longo Corredor, em cujos 700 metros estão pintadas milhares de cenas sobre a mitologia e história chinesas, e a Colina da Longevidade, com suas dezenas de pavilhões e edifícios históricos, como o Baoyun Ge e o Foxiang Ge. Nos arredores, o Navio de Mármore, cuja história remonta à derrocada da monarquia chinesa. À noite, jantar com pato laqueado.
14 de julho de 2019 – Domingo
BEIJING
Manhã livre. Ao meio-dia os quartos do hotel devem ser desocupados. Tarde livre. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto.
15 de julho de 2019 – Segunda-feira
BEIJING – SÃO PAULO – FLORIANÓPOLIS
Embarque pela madrugada em voo com destino à Florianópolis. Conexões em Dubai e Guarulhos.