• A deslumbrante Sicília, incluindo Palermo, Cefalu, Siracusa, Ragusa, Scicli, Noto, vulcão Etna, Taormina e Messina.
• A região da Puglia e seus vilarejos milenares cobertos de mármore, cidades brancas atreladas a colinas, ruínas greco-romanas e um mar cor de esmeralda.
• As pérolas da Costa Amalfitana e Sorrentina, na região da Campânia, onde geografia, arquitetura e a beleza do mar se encontram compondo um cenário sem igual.
• A experiência ímpar de pernoites em duas masserias – uma na região da Sicilia e outra em Puglia – antigas fazendas de azeite, que não só testemunham traços da história local, como contam através da austera elegância das hospedagens e sua autêntica culinária, a riqueza de todo o complexo agrícola dos últimos séculos.
• Enfim, uma viagem de tirar o fôlego pelo Sul da Itália, repleta de cultura, gastronomia, história, e fervescentes cidades emolduradas pelo mar. Um passeio de sensações únicas!
17 de Outubro de 2020 – Sábado – (FLORIANÓPOLIS) – SÃO PAULO – ROMA
Encontro no balcão da GOL, no Floripa Airport, para quem voa desde Florianópolis, ou encontro no balcão da Alitália, em Guarulhos, para quem inicia a viagem a partir de São Paulo ou ainda, de outras cidades brasileiras.
18 de Outubro de 2020 – Domingo – ROMA – PALERMO
Chegada em Roma e conexão para Palermo. Encontro com assistente local e transfer em ônibus do aeroporto ao hotel Politeama ou similar. Restante do dia livre. Pernoite no Hotel.
19 de Outubro de 2020 – Segunda-feira – PALERMO – MONREALE – PALERMO
Café da manha no hotel. Pela manhã visitaremos a cidade de Palermo, capital da ilha habitada desde os tempos pré-históricos que tem grande riqueza e peso ao longo da história. Visitaremos os principais lugares: Teatro Massimo, visita da Catedral de Palermo e Capela de Palatina no Palazzo dei Normandi (a visita de alguns dos edifícios é feita de forma panorâmica). Continuando até a vila de Monreale, localizada a cerca de 7 km de Palermo, onde visitaremos sua Catedral, que é um dos monumentos mais famosos do mundo, construído pelo rei Guilherme II. Em sua grande cúpula, você pode ver a majestosa imagem do Cristo Pantocrator. Também visitaremos o claustro beneditino que foi preservado em sua totalidade, uma obra maravilhosa de grande interesse artístico.
20 de Outubro de 2020 – Terça-feira – PALERMO – CEFALU – SIRACUSA
Café manha no hotel. Saída de Palermo, percorrendo a costa do Tirreno, para chegar à cidade de Cefalu, uma pequena cidade que se tornou um importante centro turístico para os visitantes, onde entre seus monumentos mais importantes destaca-se a sua catedral normanda com os grandes mosaicos árabes, Bizantinos e os “Lavatórios Medievais”. Prosseguimento até Siracusa. Acomodação na acolhedora Masseria La Corte Del Sole, uma antiga fazenda de azeite do século XIX, de raízes profundas na identidade cultural da Sicília, que conta a história mediterrânea das colinas de Hyblean, beijadas pelo sol e com vista maravilhosa das praias douradas e do mar cristalino da Reserva Natural de Vendicari. Jantar incluso.
21 de Outubro de 2020 – Quarta-feira – SIRACUSA – RAGUSA – SCICLI – NOTO – SIRACUSA
Café da manha no hotel e passeio Full Day por Ragusa, Scicli e Noto. Ragusa significa “terra desenhada pelo homem”. Toda a província é uma grande surpresa. Uma paisagem projetada pelos longos muros de pedra construídos pelos habitantes locais, um território que se estende entre as alturas e o Vale do Iblei, caracterizado por profundos cânions escavados pelas águas dos riachos – formas que suavizam de perfil enquanto se degradam em direção ao belo litoral, uma alternância equilibrada entre altas falésias e longas costas de areia fina. Cores indescritíveis: os raios do sol parecem definir as tonalidades, realçando o azul do mar e liberando os tons dourados das praias. Destacam-se construções de beleza única, decoradas em puro barroco siciliano – um estilo que narra a reconstrução que ocorreu no século XVIII, momento histórico de grande importância artística. Uma densa rede de escadarias e pontes liga Ragusa Inferior, ou Ibla, à Ragusa Superior, inteiramente reconstruída após a enorme destruição do terremoto de 1693. Os dois centros urbanos surgem em duas colinas muito próximas, com vista para as profundezas. O símbolo do renascimento da cidade é a Catedral de San Giorgio, uma magnífica obra de Rosario Gagliardi. Na sequência, passagem por Scicli, outra pérola do barroco siciliano. Varandas finamente decoradas com elementos florais, portais esculpidos com molduras elegantes, cornijas e frisos caracterizam a maioria dos palácios da cidade – o Palazzo Beneventano é um dos exemplos mais maravilhosos. Destaca-se também a monumental Igreja de São Bartolomeu, a rainha de Scicli. Próxima parada: Noto. O termo, que em árabe significado notável, homenageia a beleza e importância da cidade, situada num planalto com vista para o Vale de Asinaro. Um importante centro siciliano, romano, bizantino e árabe que foi destruído em 1693 por um grande terremoto, mas graças à reconstrução hábil, tornou-se uma magnífica cidade de arte, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, juntamente com Ragusa e Scicli. Da antiga cidade medieval, vestígios das muralhas e do castelo são visíveis. A estrutura da cidade nova é barroca, baseada em ruas largas e retilíneas, entremeadas de praças com escadas que dão para igrejas e palácios. Retorno para o hotel com jantar na Masseria incluído.
22 de Outubro de 2020 – Quinta-feira – SIRACUSA – ETNA – TAORMINA
Pela manhã deixaremos a Masseria com destino a Taormina. Visitaremos Siracusa, terra das maravilhas, onde o esplendor da Grécia Antiga e antigas civilizações permanece até hoje, e onde a arquitetura barroca narra seu renascimento. Romanos, bizantinos, árabes, normandos e aragoneses, todos eles escreveram a sua parte. Neapolis, Akradina, Ortigia, Tyche e Epipoli são os distritos da cidade antiga. No Parque Neópolis, área arqueológica de Siracusa, destacam-se o anfiteatro Romano e o Altar de Hieron II. No centro histórico a Fonte Aretusa, o Duomo e o Palazzo Beneventano.
Após a visita de Siracusa prosseguiremos até o Monte Etna, com parada para foto do vulcão cujas erupções são notícia quase todos os anos. Prosseguimento até Taormina, a Pérola do Mediterrâneo. Chegada e acomodação no hotel Excelsior Palace ou similar.
23 de Outubro de 2020 – Sexta-feira – TAORMINA
Taormina está posicionada no alto do Monte Taurus, em um terraço natural com vista para o mar. Na parte baixa, praias de águas cristalinas: Mazzarò, e Giardini Naxos estão entre as mais famosas. O centro histórico, localizado na parte alta da cidade – entre as Portas Messina e Catania – forma uma imensa passarela, o Corso Umberto, principal artéria da vila com seus becos floridos, restaurantes e lojas de todos os gêneros. Cartão-postal, o Teatro Grego tem localização espetacular, desde onde o olhar se estende sobre o mar e atinge as costas da Calábria, a cidade de Siracusa e o cume do Etna. Não deixe de provar uma das especialidades locais, como a granita ao limão ou um delicioso canolo. Restante do dia livre para atividades pessoais. Pernoite no hotel.
24 de Outubro de 2020 – Sábado – TAORMINA – MESSINA – VILLA SAN GIOVANNI – LECCE
Café da manha no hotel. Deixaremos Sicília, a maior Ilha Italiana banhada pelo Tirreno e Mediterrâneo. Uma ilha fascinante rica de história com testemunhas que contam sua origem antiga, cultura e tradição pelos tantos povos que a dominaram. Uma natureza soberba que oferece cenários, perfumes e sabores únicos que só uma natureza incontaminada pode oferecer. Basta pensar nas ilhas que a circundam Eolie, Egadi, Pelagie, Pantelleria e Ustica. E não podemos esquecer os sugestivos vulcões como Etna e Stromboli. Desde Messina, travessia do estreito até a Villa San Giovanni e chegada a Reggio Calabria, no continente Italiano. Prosseguimento de viagem até Lecce, a Florença do Sul. Acomodação no hotel Le Club Boutique Hotel ou similar.
25 de Outubro de 2020 – Domingo – LECCE – OTRANTO – LECCE
Café da manha no hotel.
Visita a cidade de Lecce, que ganhou muitas denominações graças à sua beleza e ao seu património arquitetônico. Chamada de “Florença do Sul” ou “Museu ao ar livre” pela riqueza de igrejas e palácios construídos na “pedra de Lecce”, material cuja cor aquece os raios do sol para criar tons maravilhosos. Localizada no coração de Salento, uma área geográfica chamada “calcanhar da bota”, a cidade tem origens antigas, que remontam aos tempos romanos. Em visita guiada, oportunidade para admirar a Basílica de Santa Croce, o Duomo, Castelo do século XVI construído por Carlo V e Piazza Sant’Oronzo com o famoso Seat e a coluna dedicada ao santo padroeiro da cidade. Prosseguiremos até Otranto, também chamada de Porta do Oriente, pela sua posição frente ao sul do Adriático, no Canal d’Otranto, estreito entre a Puglia e os Balcânicos. Otranto atrai todos os anos muitos turistas pela sua imponente Catedral, e também oferece espetacular vista do Castelo Aragonese, com suas torres e muralhas. Regresso ao hotel.
26 de Outubro de 2020 – Segunda-feira – LECCE – LEUCA – GALIPOLI – LECCE
Café da manha no hotel.
Leuca, “a ponta do salto da bota”, é dos portos turísticos mais antigos da região de Salento. É frequentemente identificado como ponto de encontro entre os dois mares (Jônico e Adriático), determinando uma linha divisória – ou ponto de encontro. Na cidade destaca-se o belo porto, marcado por um farol, e a Basílica de Santa Maria de Finibus Terrae, ligada por uma escada de 284 degraus. Leuca também é muito conhecida por sua maravilhosa costa pontilhada por cavernas. Se as condições do mar permitirem, passeio de barco. Na sequência, chegada à Galipoli, em cujo centro histórico veremos a Catedral de Sant’Agata, a Igreja do Sagrado Coração e o Castelo Angioino. Gallipoli, conta também com boutiques e lojas elegantes.
Retorno a Lecce.
Acomodação no hotel.
27 de Outubro de 2020 – Terça-feira – LECCE – OSTUNI – POLIGNANO A MARE – TENUTA MONACELLI
Café da manha no hotel.
Saída de Lecce subindo a Costa Adriática e apreciando sua deslumbrante vista. Passeio a pé por Ostuni. Caminhando pelos muros de defesa que levam ao antigo centro da cidade, chegada à Piazza della Libertà, onde encontramos o prédio da prefeitura e a coluna dedicada a Sant ‘Oronzo. Através de ruas estreitas seguiremos até a parte medieval da cidade. Visita à Catedral de Assunta, construída em estilo românico-gótico.
Prosseguiremos até a Polignano a Mare, cidade encantadora onde nasceu Domenico Modugno, cantor italiano com sua interpretação que imortalizou a música italiana mais conhecida no mundo: “Volare”. Acomodação na Masseria Monacelli, uma fazenda fortificada dos anos 1600, com suas torres de vigia e que abriga um precioso moinho de petróleo subterrâneo e depósitos de azeite, no coração de Salento. Jantar incluído no restaurante “Il Rifugio del Re”, orgulho e alegria da masseria, com foco especial nos seus genuínos pratos típicos da tradicional culinária Salento e Apúlia, tendo o azeite extra-virgem como protagonista de todas as receita do chef.
28 de Outubro de 2020 – Quarta-feira – MASSERIA TENUTA MONACELLI – CISTERNINO – LOCOROTONDO – TENUTA MONACELLI
Café da manhã no hotel.
No coração do Valle d’Itria surge Cisternino, pontilhado por vinhedos, olivais, árvores frutíferas e fazendas dos séculos XV e XVI. O deslumbrante Kasba do Vale d’Itria é denominado o Borgo dos Borgos pela sua simplicidade e beleza – Patrimônio da Humanidade protegido pela UNESCO. Cisternino possui a maior floresta da província de Brindisi, cerca de 200 hectares de mata mediterrânea. Prosseguiremos até Locorotondo, a varanda mais bonita da Murgia dei Trulli. De seu mirante o território se apresenta como se fosse um mosaico de pequenas vinhas marcadas por paredes de pedra, trechos de bosques mediterrâneos e olivais prateados que cercam fazendas antigas, além de grande números dos icônicos “trulli”.
Na vila histórica, dos Borgos mais bonitos d’Italia, tudo é gracioso e íntimo, exalando um senso de ordem, respeito e civilização. Da Piazza Vittorio Emanuele, passando pela antiga Porta Napoli, a antiga Prefeitura – agora a Biblioteca Municipal -, e o barroco Palazzo Morelli, chegada à Igreja Mãe São Giorgio Martire.
Almoço incluso em restaurante típico. Jantar incluído na masseria.
29 de Outubro de 2020 – Quinta-feira – MASSERIA TENUTA MONACELE – ALBEROBELLO – BARI
Saída pela manhã para visita de Alberobello. Famosa em todo o mundo, a pequena vila de conto de fadas encanta com seu charme intrigante graças aos edifícios únicos em forma de cone. Fundada na segunda parte do século XVI, tornou-se em 1797 – graças à decisão do rei Ferdinand IV Borbone – uma vila livre. Em 1996 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Acomodação no hotel Excelsior ou similar.
30 de Outubro de 2020 – Sexta-feira – BARI
Café da manhã no hotel. Visitaremos Bari, charmosa cidade que tem vivido uma grande metamorfose nos últimos dez anos. As ruas de sua cidade antiga, conhecidas como “Bari Vecchia”, há muito degradadas, se converteram no centro da vida noturna. Bari é pacífica, repleta de animação e vida que pulsa. Com suas ruas sinuosas, a cidade antiga nos convida a apreciar as fachadas dos edifícios medievais e as igrejas renascentistas e barrocas. Restante do dia livre. Acomodação no hotel em Bari.
31 de Outubro de 2020 –Sábado – BARI – MATERA – SORRENTO
Café da manhã no hotel.
Continuaremos até Matera, dos núcleos habitacionais mais antigos do mundo. Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO tem como marca registrada as casas escavadas nas rochas de tufo calcário, as famosas “sassi”. Matera é imperdível. Após a visita prosseguimento a Sorrento. Acomodação no Grand Hotel Europa ou similar.
01 de Novembro de 2020 – Domingo – SORRENTO
Café da manhã no hotel.
As falésias de Sorrento, que atrai todos os anos turistas de todas as nações, são marca registrada da cidade. No encantador centro histórico destacam-se a Catedral dos Santos Filipe e Tiago, construída no século XVI e completamente restaurada no ano 700 – riquíssima em obras de arte e mobiliário religioso de grande valor. E mais: a Basílica de São Antonino, o movimentado comércio nas ruas de pedestres e muitos bons restaurantes.
O Jardim Público também proporciona uma vista lindíssima – em dias de céu limpo é possível avistar perfeitamente a ilha de Capri.
Diz-se que em Sorrento você pode admirar o mais belo pôr do sol da Europa. Aproveite este dia, você vai amar Sorrento. Alojamento no hotel.
02 de Novembro de 2020 – Segunda-feira – SORRENTO – AMALFI COAST – SORRENTO
Saída pela manhã para descobrir o que faz da Costa do Tirreno tão especial. Na encosta do Monte Lattari, entre o mar e a montanha, inúmeras vilas coloridas, inclusive a famosa Positano, localizada em um dos mais belos trechos da Costa Amalfitana. Prosseguimento até Amalfi, coração da encantadora região e um dos destinos turísticos mais exclusivos e bem conhecido, nacional e internacionalmente. Lugar de grande beleza natural, história e tradições, Amalfi foi uma das 4 antigas Repúblicas Marítimas, e atingiu o seu auge no século X e XI. Destaque para a Catedral de St. Andrea, com a sua fachada policromada. Retorno ao hotel.
03 de Novembro de 2020 – Terça-feira – SORRENTO – NAPOLI – ROMA – SÃO PAULO
Café da manhã no hotel. Em horário apropriado, transfer para aeroporto de Nápoles e regresso ao Brasil. Fim de nossos serviços.
04 de Novembro de 2020 – Quarta-feira – SÃO PAULO – (FLORIANÓPOLIS)
Chegada em São Paulo e conexão para Florianópolis ou outras cidades. Fim de nossos serviços.